[RESENHA #492] Lavoura arcaica, de Raduan Nassar



NASSAR, Raduan: Lavoura Arcaica, São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

"Lavoura Arcaica" é um texto em que se entrelaçam o novelesco e o lírico, por meio de um narrador em primeira pessoa - André, o filho encarregado de revelar o avesso de sua própria imagem e, conseqüentemente, o avesso da imagem da família. É sobretudo uma aventura com a linguagem: além de fundar a narrativa, a linguagem é também o instrumento que, com seu rigor, desorganiza um outro rigor, o das verdades pensadas como irremovíveis. Lançado em dezembro de 1975, Lavoura arcaica foi imediatamente considerado um clássico, uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa , segundo o professor e crítico Alfredo Bosi.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Raduan Nassar escritor brasileiro, nascido no ano de 1935, em Pandorama, cidade do interior de São Paulo e por lá passou toda a sua infância, quando adolescente foi para São Paulo com a família, onde cursou direito e filosofia na USP. Teve sua estreia na literatura no ano de 1975 com a obra Lavoura arcaica, posteriormente publicou mais duas obras Um copo de cólera e Menina a caminho. O escritor teve ainda duas de suas obras em versões cinematográficas Um copo de cólera. Roteiro. Por Aluizio Abranches e Flávio R. Timberlini, 1995. E Lavoura arcaica com direção e roteiro de Luiz Fernando de Carvalho, 2001.


Lavoura arcaica narra a história de André, que vivia em uma fazenda junto com sua família, que trabalhavam ali mesmo na propriedade, uma família com costumes tradicionais onde o pai ditava as regras, André não muito satisfeito em viver sobre o regime e a opressão resolve sair de casa em busca de respostas para os seus desejos, vai morar em um quarto de pensão, onde mais tarde sobre o apelo familiar o irmão mais velho o encontra. Pedro vai buscar razões para a escolha do irmão e pedir que ele volte para casa, no decorrer do encontro André passa a relatar a Pedro o motivo de sua saída de casa, ele diz que estava cansado daquele modelo familiar que o pai estabelecia e que ele não concordava, revela ainda que é apaixonado pela irmã Ana e ali passa a dizer a Pedro todas os seus medos, as suas vontades, mais ao fim da conversa Pedro convence André a voltar para casa, onde todos sentem sua falta, ao chegar na fazenda ele é felizmente recebido pela sua família, mais os seu problemas que o atordoavam ainda estão ali presentes e ele resolve conversar com o pai sobre o que sente e o pai mais uma vez o reprime, André então concorda com o pai e diz que vai mudar o seu modo de pensar, mais o insano desejo continuava a perturbar o desejo sexual que sentia pela irmã não desapareceu. A família se exaltando de felicidade com a volta de André fazem uma festa para comemorar, é quando Pedro revela para o pai o desejo de André pela irmã e no momento de fúria o pai assassina a filha e em seguida o pai morre também.

A obra de Raduan Nassar uma história intensa traz uma narrativa profunda tanto no livro quanto no filme onde foi preservado o texto da obra, que nos remete a ações vividas no cotidiano, à figura de um pai que tem o seus valores conservadores e impõem que os filhos vivam de certa forma oprimidos, em baixo do mesmo teto sem conhecer o mundo lá fora, sem viver experiências em busca de se descobrir, assim causando inquietude nos pensamentos de André que está cansado de viver de uma forma arcaica e que busca suprir suas vontades e desejos, tenta fugir de tudo mais não consegue e retorna ao lar, onde começa a segunda parte do livro o retorno do filho, mais ainda confuso e sempre pensando na realização dos seus desejos, mesmo esses acarretando há uma futura tragédia que o autor traz nos últimos momentos do livro em que o pai mata a filha e depois vem a óbito e assim encerra a obra nos deixando à interpreta-lá de uma forma individual.

A luta por tradição e liberdade é o que parece estar evidente, até que ponto as pessoas são capazes de lutar para defender valores e o que acha certo? Raduan Nassar traz uma leitura muito válida onde paramos para refletir sobre os conflitos, a tradição, valores impostos o certo e o errado e é isso o que a bela obra de uma tragédia lírica traz a nossa percepção.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo