10 Reality shows sobre culinária para maratonar


Reality show sobre culinária é uma boa pedida para quem deseja investir em entretenimento com conteúdo. O programa permite que os telespectadores acompanhem passo a passo os preparos dos mais diversos pratos, além de explorar as diferentes culturas e gastronomias existentes pelo mundo. Além de incentivar o gosto pela culinária, o programa também pode dispor de dicas sobre temperos, ingredientes, preparo e outros assuntos relacionados ao tema. O reality show também pode servir como um campo para o lançamento de novos chefs ou para o aprimoramento de técnicas e aperfeiçoamento de receitas.

Pensando nisso, separamos uma lista com realitys de culinária para você maratonar.

1. Top Chef (Bravo/Record Tv)



Top Chef é um reality show americano que estreou em 8 de março de 2006 na Bravo. O reality show apresenta chefs competindo entre si em diferentes desafios culinários. Eles são julgados por um painel de chefs profissionais e outras celebridades da indústria de alimentos e vinhos, com um ou mais competidores eliminados em cada episódio. O show é produzido pela Magical Elves Productions, a mesma empresa que criou o Project Runway. O programa gerou várias séries derivadas, incluindo Top Chef Master, com chefs premiados; e Top Chef: Just Desserts, com chefs confeiteiros. Outro programa, Top Chef Junior, estrelado por competidores mais jovens, estreou em outubro de 2017 no Universal Kids. Várias versões internacionais do Top Chef também foram produzidas.


2. Cozinha sob Pressão (Fox/SBT)


Hell's Kitchen: Cozinha sob Pressão é um show de talentos brasileiro transmitido pelo SBT e TLC Brasil. É baseado no formato original de Hell's Kitchen, que foi ao ar na ITV no Reino Unido. Com o chef Carlos Bertolazzi como anfitrião nas três primeiras temporadas, a quarta temporada traz Danielle Dahoui.

A primeira temporada estreou em 11 de outubro de 2014 e terminou em 10 de janeiro de 2015. O vencedor foi Arthur Sauer e a vice-campeã foi Beatriz Buessio. Foi exibido às 18h30, logo após o Raul Gil Show.

A segunda temporada estreou a 25 de abril de 2015 e terminou a 18 de julho de 2015. O vencedor foi Filipe Santos e o vice-campeão foi Hugo Grassi. Exibição no novo horário: 21h30, substituindo a primeira temporada de Bake Off Brasil. A terceira temporada estreou em 31 de outubro de 2015 substituindo Bake Off Brasil e terminou em 30 de janeiro de 2016, sendo substituída por BBQ Brasil. O vencedor foi Rodrigo Schweitzer, o segundo lugar foi para Bruno Pelisson e o terceiro lugar para Mariana Pelozio. A quarta temporada do programa começou no dia 3 de setembro de 2016. Com o sucesso de Bake Off Brasil, a emissora de televisão que transmitia o formato anunciou a mudança de apelo. A vencedora foi Cris Mota, o segundo colocado foi Mailson da Silva e o terceiro lugar foi para Gabriel Menezes.
A quinta temporada de Hell's Kitchen: Cozinha sob Pressão foi confirmada para o programa do SBT em 2017, mas o executivo e produtor desistiu da ideia.


3. MasterChef (Fox/Band Tv)

MasterChef é uma competição de culinária televisiva criada por Franc Roddam, que começou na versão britânica em julho de 1990. O formato foi reinventado e revisado pela BBC em fevereiro de 2005 pelo produtor executivo suíço Franc Roddam e John Silver e pela produtora da série Karen Ross. .

O formato do programa foi exportado para todo o mundo sob o mesmo logotipo MasterChef e agora é produzido em mais de 40 países e transmitido em pelo menos 200 territórios.

O formato evoluiu para quatro versões principais: a principal série MasterChef; MasterChef: Master chef profissional; Chef King é popular entre concorrentes famosos e Child Chef King, uma versão criada e adaptada para crianças, lançada pela primeira vez em 1994 e expandida para fora do Reino Unido nos últimos anos. Em 2012, a Austrália criou uma versão da franquia, chamada MasterChef All-Stars, para ex-competidores arrecadarem dinheiro para instituições de caridade. Em 2018, a Ucrânia criou uma nova versão, chamada MasterChef Teens, para competidores mais jovens. Em 2019, o Brasil criou o MasterChef Para Tudo, referindo-se ao slogan "para tudo!" a apresentadora Ana Paula Padrão convocou os concorrentes nas versões competitivas do programa. No entanto, essa troca não inclui gameplay entre os chefs, mas inclui entrevistas com jurados e ex-participantes, reportagens, receitas, melhores momentos e conteúdo viral sobre a franquia MasterChef. MasterChef Australia é a série de televisão mais assistida na Austrália e o final de sua segunda temporada é o terceiro programa mais assistido na história da televisão australiana. MasterChef Australia também ganhou o prêmio de 'Melhor Reality Show Popular' no Logie Awards de 2010. Muitos outros países também transmitem a versão australiana. , chamado ou legendado no idioma local.
No Brasil, o reality foi ao ar através do canal aberto Band Tv, tendo seu auge durante a exibição comandada pelos chef Paola Carossela, Eric Jacquin e Henrique Fogaça.
O formato de reedição está sendo vendido mundialmente pela produtora Shine Group.

4. Cozinhe se puder (Food Network/SBT)


Cozinhe se Puder (também conhecido como Mestres da Sabotagem na primeira temporada) é um show de talentos da culinária brasileira produzido e transmitido pelo SBT em parceria com a Discovery Networks. Versão brasileira do programa Cutthroat Kitchen, exibido pela Food Network e Discovery Home & Health no Brasil.

O programa é apresentado por Sergio Marone e tem como jurado o chef Giuseppe Gerundino. Em 13 de janeiro de 2022, foi anunciada a saída de Sérgio Marone do programa e ele foi substituído por Otaviano Costa a partir da terceira temporada, agora conhecido como Cozinheiro se Puder.


5. Chopped (Food Network)

Em cada episódio, quatro chefs competem em um concurso de três rodadas, onde tentam incorporar combinações inusitadas de ingredientes em pratos que são posteriormente avaliados por um painel de três jurados.  No início de cada rodada (normalmente " Aperitivo ", " Entrada " e " Sobremesa", mas com exceções ocasionais), cada chef recebe uma cesta contendo quatro ingredientes misteriosos e espera-se que crie pratos que usem todos eles de alguma forma. Embora deixar de usar um ingrediente não seja uma desqualificação automática, os juízes levam tais omissões em consideração ao tomar suas decisões. Os ingredientes geralmente não são preparados juntos. Por exemplo, no episódio "Yucca, Melancia, Tortilhas", os ingredientes do Aperitivo consistiam em melancia , sardinha enlatada , queijo pepper jack e abobrinha . os chefs têm acesso ilimitado a uma despensa e geladeira abastecida com uma grande variedade de outros ingredientes, e cada chef tem suas próprias estações para preparar e cozinhar alimentos. A cozinha também inclui uma variedade de ferramentas e equipamentos especializados para uso dos chefs, como uma fritadeira , um refrigerador rápido e uma máquina de sorvete .

Cada rodada tem um limite de tempo, normalmente 20 minutos para Aperitivo e 30 minutos cada para Entrada e Sobremesa. Esses limites foram estendidos ocasionalmente para episódios de formato especial e para rodadas nas quais um ou mais ingredientes misteriosos requerem tempo adicional de preparação/cozimento. Os chefs devem preparar seus pratos e completar quatro pratos (três para os jurados e um "prato de beleza") antes que o tempo acabe. Terminado o tempo, os jurados criticam os pratos com base na apresentação, gosto e criatividade e selecionam um chef para ser "picado" - eliminado da competição sem vitórias. Allen revela a decisão dos juízes levantando uma campânula em sua mesa para mostrar o prato do chef eliminado, e um juiz comenta o raciocínio por trás da escolha. As rodadas de Aperitivo e Entrada são julgadas independentemente uma da outra, enquanto na rodada de Sobremesa, os jurados consideram o desempenho geral dos chefs durante toda a competição. O vencedor recebe $ 10.000, mas competições e torneios especiais apresentam prêmios em dinheiro maiores.


6. Iron Chef America (Food Network)

Iron Chef America é um programa de culinária americano baseado no Iron Chef da Fuji Television , e é a segunda adaptação americana da série, após o fracassado Iron Chef USA que foi ao ar em 2001. O programa é produzido pela Food Network , que também transmitiu um versão dublada do Iron Chef original . Como o programa japonês original, o programa é um game show culinário. Em cada episódio, um novo chef desafiante compete contra um dos "Iron Chefs" residentes em uma competição de culinária de uma hora baseada em um ingrediente ou ingredientes secretos e, às vezes, em um tema.

O show é apresentado como um sucessor do Iron Chef original , ao invés de ser um remake. O presidente é interpretado pelo ator e artista marcial Mark Dacascos , que é apresentado como sobrinho do presidente japonês original Takeshi Kaga . O comentário é fornecido exclusivamente por Alton Brown e Kevin Brauch é o repórter. A música foi escrita pelo compositor Craig Marks, que lançou a trilha sonora intitulada "Iron Chef America & The Next Iron Chef" no final de 2010. Além disso, o juiz regular do ICA e apresentador do Chopped Ted Allenforneceu comentários adicionais para duas batalhas especiais: Battle First Thanksgiving (Symon/Flay v. Cora/Morimoto) e Battle White House Produce (Batali/Lagasse v. Flay/Comerford).

Pela ficção de introdução da minissérie Battle of the Masters (e ignorando os elementos da história do Iron Chef Japan Cup Special de 2002), o presidente Kaga (o personagem) ordenou que seu sobrinho continuasse a tradição do Kitchen Stadium , inicialmente em Los Angeles, onde a Batalha do Master aconteceu, antes de estabelecer um Kitchen Stadium permanente no Chelsea Market de Nova York . Para a Batalha dos Mestres , o Presidente mais velho despachou dois Iron Chefs: Hiroyuki Sakai e Masaharu Morimoto . Na 11ª temporada, a ficção do programa se expandiu para incluir Iron Chefs internacionais, divulgados pelo presidente "comoJohnny Appleseed ". No primeiro episódio daquela temporada, a chef do Iron Chef UK Judy Joo competiu no programa dos EUA contra o Iron Chef Guarnaschelli como um Iron Chef. Ao contrário do Iron Chef original ou do Iron Chef USA , Alton Brown, em vez do presidente, é creditado como o apresentador do programa.
Em 2017, o Iron Chef Showdown estreou como o sucessor espiritual do Iron Chef America , com um formato revisado e o retorno dos Iron Chefs Bobby Flay, Jose Garces, Alex Guarnaschelli e Michael Symon, acompanhados pela vencedora do Iron Chef Gauntlet , Stephanie Izard . Em 5 de abril de 2018, a Food Network anunciou o retorno do Iron Chef America com seu nome original, com Jet Tila atuando como repórter.


7. The F Word (Fox)

Cada episódio é baseado em Ramsay [chef de cozinha] preparando uma refeição de três pratos no restaurante F Word para 50 convidados. Os comensais do restaurante incluem celebridades, que participam de conversas, desafios e cozinhas com Ramsay. Outros segmentos se concentram em tópicos relacionados à alimentação, como alimentos alternativos, visitas de Ramsay para ajudar as pessoas a se concentrarem em culinária e alimentação saudáveis, e até mesmo o próprio Ramsay demonstrando receitas dos cursos para os telespectadores domésticos. Finalmente, houve um longa-metragem sobre gado ou aves criados em casa que acabou sendo servido aos clientes do F Word no final da série.

8. Man v. Food (Travel Channel)

Man v. Food é um reality show de comida americana . Estreou em 3 de dezembro de 2008 no Travel Channel . O programa foi originalmente apresentado pelo ator e entusiasta da gastronomia Adam Richman .Em cada episódio, Richman explora as ofertas de "grande comida" de uma cidade americana diferente antes de enfrentar um desafio alimentar pré-existente em um restaurante local. O programa vai ao ar em distribuição em vários momentos durante a semana.

O Travel Channel reviveu a série em 2017, com Casey Webb substituindo Richman como apresentador, começando com a quinta temporada em 7 de agosto. O programa mudou para o Cooking Channel para a oitava temporada, que estreou em 2 de julho de 2019. hiato, a nona temporada estreou em 28 de dezembro de 2021.


9. Os piores cozinheiros (Food Network)

Worst Cooks in America é um reality show americano que estreou em 3 de janeiro de 2010, na Food Network . O programa leva de 12 a 16 competidores (referidos como "recrutas") com habilidades culinárias muito ruins por meio de um treinamento culinário , para ganhar um prêmio em dinheiro de $ 25.000 e um conjunto de culinária da Food Network. Na edição de celebridades do programa, a celebridade vencedora recebe um prêmio de $ 50.000 para doar à instituição de caridade de sua escolha. Os recrutas são treinados nas várias técnicas básicas de culinária, incluindo cozimento , habilidades com facas , temperatura , temperos e preparação. O desafio final é preparar uma refeição de três pratos com qualidade de restaurante para três críticos gastronômicos .


10. Bake Off  (Netflix/sbt)


The Great British Bake Off (muitas vezes abreviado para Bake Off ou GBBO ) é uma competição de panificação da televisão britânica, produzida pela Love Productions , na qual um grupo de padeiros amadores compete entre si em uma série de rodadas, tentando impressionar dois juízes com suas habilidades de panificação. Um competidor é eliminado em cada rodada, e o vencedor é selecionado entre os competidores que chegam à final. O primeiro episódio foi ao ar em 17 de agosto de 2010, com suas primeiras quatro séries transmitidas na BBC Two , até que sua popularidade crescente levou a BBC a movê-lo para a BBC One nas próximas três séries. Após sua sétima série, Love Productionsassinou um contrato de três anos com o Canal 4 para produzir a série para a emissora.

O programa foi originalmente apresentado por Sue Perkins e Mel Giedroyc , com os jurados Mary Berry e Paul Hollywood . Após sua mudança para o Canal 4, Noel Fielding e Sandi Toksvig assumiram como apresentadores, mas Toksvig foi posteriormente substituído por Matt Lucas . Hollywood e Prue Leith são os juízes atuais.Em ordem cronológica, os vencedores são Edd Kimber , Joanne Wheatley , John Whaite , Frances Quinn , Nancy Birtwhistle , Nadiya Hussain ,Candice Brown , Sophie Faldo , Rahul Mandal , David Atherton , Peter Sawkins , Giuseppe Dell'Anno e Syabira Yusoff . A série é creditada por revigorar o interesse em panificação em todo o Reino Unido e Irlanda, com lojas no Reino Unido relatando aumentos acentuados nas vendas de ingredientes e acessórios para panificação. Muitos de seus participantes, incluindo os vencedores, começaram uma carreira baseada na panificação, enquanto o programa premiado com o BAFTA gerou uma série de especiais e shows derivados : uma série de caridade de celebridades em auxílio ao Sport Relief / Alívio Cômicoou Enfrente o Câncer ; Junior Bake Off para crianças pequenas (transmitido no canal CBBC , depois no Canal 4 a partir de 2019); série pós-show An Extra Slice ; e Bake Off: The Professionals para equipas de confeiteiros .Em 27 de outubro, foi anunciado que o Great British Bake-Off foi renovado, com uma décima segunda série atualmente no ar no Canal 4 em 2021. Em 2 de novembro de 2021, o programa foi renovado para sua décima terceira série que começou a ser exibida no 13 de setembro de 2022. Em 27 de setembro de 2022, foi confirmado que The Great British Bake Off retornará em 2023 para sua décima quarta série.

A série já foi exibida em outros países; nos Estados Unidos e no Canadá, onde "Bake-Off" é uma marca registrada da Pillsbury , é chamado de The Great British Baking Show . Seu formato foi vendido globalmente para produção de versões localizadas e foi usado como base para duas séries da BBC Two, The Great British Sewing Bee e The Great Pottery Throw Down .

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo