[RESENHA #499] Vozes Negras, por: Amanda Condasi, Flor, Priscila, Isa Souza, Maria Ferreira e Pétala Souza


Vozes negras é um livro de contos brasileiro publicado pela editora Se Liga Editorial. O livro possui contos escrito por escritoras negras que trabalham em seus textos o protagonismo, a voz e a ação do negro no geral. Os contos abordam temas como amor, família, identidade, ancestralidade, racismo, violência,injustiça e desigualdades. Os textos refletem sobre a luta dos negros por direitos e igualdade, ao mesmo tempo que celebram a força e a beleza dessa cultura. Os contos questionam o racismo e a desigualdade, e buscam uma forma de mudar o status quo. O livro foi escrito para ajudar a ampliar a visibilidade da literatura negra e dar voz às mulheres negras. A narrativa torna-se um grito que precisa ser ouvido por todos por meio de suas propostas individuais e seus desdobramentos únicos dentro de cada narrativa. O livro conta com contribuições de Amanda Condasi (@amandacondasi), Flor (@aflorpriscilaof), Isa Souza, Maria Ferreira (@mari.frreirac) e Pétala Souza. A narrativa destaca-se por possuir uma forte identidade de suas escritoras, que imprimiram por meio de uma narrativa linear suas percepções em cada linha, tornando o livro não somente uma narrativa, mas um confessionário.

Os contos abordam temas como o racismo, as relações interraciais, a experiência de ser negro e suas diferentes nuances, a trajetória de uma identidade afro-brasileira, a luta em defesa da igualdade e o direito à existência. Esses temas são abordados de formas variadas, e cada conto mostra um lugar e uma história única, que constituem um mosaico de realidades e experiências que precisam ser lidas, compreendidas e reconhecidas. O livro pretende servir como uma ferramenta de conscientização e de luta contra o racismo, ao mesmo tempo em que leva ao leitor a compreensão da realidade e a visão crítica desta problemática. É um grito que precisa ser ouvido por todos e que se mostra através das histórias contadas de forma poética.


O livro possui quatro contos, sendo eles:

Coincidências: Uma narrativa leve que introduz a consciência racial por meio de sua narrativa, através de um enredo repleto de amores, decepções e amizades. O enredo também aborda de forma 'velada' a condição do negro no Brasil, bem como suas dificuldades no dia a dia.

Carimbo e Memórias: O conto narra a vida de uma jornalista que recorda seus momentos de vida, muitos deles sofrido. A narrativa provoca no leitor uma série de questionamentos, não somente pelo roteiro em si, mas pela elaboração das provocações criadas pela autora, nota-se um cuidado e um zelo em cada linha, onde podemos perceber as dores e os obstáculos enfrentados pela protagonista. Um conto repleto de protagonismo e referências.

Não existem futuros suficientes para futuro: O conto mais complexo de todo o livro, escrito por Isa Souza e Pétala. A história aborda um enredo no qual as pessoas precisam-se se isolar por conta de um vírus mortal, o que acabou, por um tempo, tornando as pessoas extremamente egocêntricas e individualistas, o que para mim, provocou um paralelo com a realidade em relação ao coronavírus que o mundo enfrentou durante a pandemia de 2019-2020. A narrativa provoca diversas reflexões acerca do isolamento, do desenvolvimento da solidão e da frieza das pessoas em relação aos outros por meio da solidão, ao meu ver, um conto que merece ainda mais destaque. Torço para que um dia torne-se um livro único.

Na ponta dos sonhos: Narra a busca pelos sonhos e os problemas sociais que acometem as comunidades/pessoas menos favorecidas. Uma história leve sobre vencer obstáculos e encontrar força dentro de si próprio durante a realização de um sonho, um belo encerramento para esta obra.

Este livro faz parte de um projeto pessoal, ao qual me desdobrarei para ler mais livros de temáticas sociais, sendo este, o quinto da lista. Uma publicação admirável da Se Liga Editorial, altamente recomendado para todos os que necessitam de uma leitura leve e reflexiva.


Detalhes da obra:

Editora: Se Liga

Autoras: Amanda Condasi, Flor, Priscila, Isa Souza, Maria Ferreira e Pétala Souza

Edição: 2

Ano de Edição: 2022

Idioma: Português

ISBN978-658077704-4


"Vozes Negras" é um livro que se faz resistência. Um grito de liberdade de mulheres duplamente silenciadas (pelo gênero e pela cor) que reivindicam seu protagonismo e ampliam suas vozes pela escrita. Através de ilustrações da Limão e quatro  histórias de ficção, as autoras Amanda Condasi, Flor, Priscila, Isa Souza, Maria Ferreira e Pétala Souza narram a trajetória de personagens em busca de seus sonhos e de se verem representadas.



Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo