Vida e obra de Augusto Comte


Vida e Obra - Augusto Comte nasceu em Montpellier (França), em família pequeno-burguesa, muito católica e de linhagem aristocrática. Ele estudou na Escola Politécnica de Paris, mostrando grande talento matemático. De 1818 a 1824, foi aluno e secretário pessoal de Saint Simon, que influenciou seu programa. Convencido de que a religião deve ser derrotada para estabelecer uma nova sociedade, centrada apenas no conhecimento científico, ele se distanciou de Saint Simon. Em 1825, casou-se e iniciou o famoso curso de filosofia da construção. Logo depois, ele sofreu de depressão e transtorno de ansiedade. Em 1829 continuou o curso que lhe trouxe fama e muitos alunos. Em 1830, publicou o primeiro volume de sua obra principal Um Curso de Filosofia Positiva. Os cinco volumes seguintes foram publicados ao longo da década de 1930. Essa fase do pensamento de Comte é conhecida como fase científica. Em 1844, ano em que se separou definitivamente da mulher e se apaixonou por Clotilde de Vaux, iniciou-se um período de misticismo ou religião. Dois anos depois, Clotilde morreu, e Comte fez dela o símbolo da nova humanidade e a sacerdotisa da boa religião. (As principais obras desta seção são: Discurso sobre o Espírito Positivo (1844); Discurso sobre o Positivismo Geral (1848); Ensinamentos Positivos (1852); Sistema Político Positivo 1851-54); Queixas aos Conservadores (1855) e Sistemas de Lógica Positiva (1855), primeiro volume de um projeto (Síntese Subjetiva) que não havia concluído.

Herbert Spencer

Filósofo e cientista britânico. Ele nasceu em Derby, filho de uma família metodista. Seu pai era um matemático. Ele recebeu toda a sua educação em casa, por meio de seu pai e de seus professores. Inicialmente, ele estudou engenharia civil. De 1837 a 1846, ele trabalhou primeiro na London and Birmingham Railway, depois na Birmingham and Gloucester Railway, construindo locomotivas.

Dedicou-se também ao estudo da geologia e da biologia. Devido à situação crítica do setor ferroviário, ele pediu demissão. De 1848 a 1853, trabalhou para o Economist como assistente de direção. Assim começou uma maravilhosa série de cartas e livros de Spencer, tratando de várias partes do conhecimento humano.

Ele morreu em Brighton. Algumas de suas principais obras: Um sistema de filosofia sintética; Primeira regra; Princípios biológicos; Princípios espirituais; Princípios sociais; moralidade; Artigos científicos, políticos e especulativos; Recurso de evolução; Homem contra o Estado.

Ferdinand Tonnies

Sociólogo alemão nascido em Riep, Schleswig, que formulou uma teoria social baseada em desejos naturais e racionais, bem como em ideais sociais. Ele estudou nas universidades de Estrasburgo, Jena, Bonn, Leipzig e Tübingen. Ele recebeu seu doutorado em filologia clássica de Tubingen (1877) e estudou filosofia política e social em Londres e Berlim. Ele ensinou filosofia, economia, matemática e sociologia na Universidade de Kielmas em Kiel (1881-1933) e por 24 anos presidiu a Associação Sociológica Alemã, que ajudou a fundar Georg Simmel, Werner Sombart e Max Weber. Tornou-se famoso por suas distinções entre sociedade e sociedade, a primeira baseada na vontade natural e a outra na vontade expressa, mas entendidas como casos justos. Em seu livro Einfuhrung in die Soziologie ou Introdução à Sociologia (1931), ele abandonou o rigor da antiga distinção, acrescentando à oposição sociedade/sociedade outras ideias como relações sociais, solidariedade social e organização, concluindo que existem doze tipos de sociedades. socializar. Seus outros livros notáveis ​​são Gemeinschaft und Gesellschaft (1887), Die Sitte (1909), Kritik der öffentlichen Meinung (1922), Soziologische Studien und Kritiken (1925-1929), em 3 volumes, e Geist der Neuzeit (1935). Ele também editou duas obras do filósofo Thomas Hobbes: Behemoth ou The Long Parliament e The Elements of Law, Natural and Political (1928). Ele foi preso e expulso da universidade por assumir posições contra o nazismo e o anti-semitismo (1933), e morreu três anos depois em Kiel.

Émile Durkheim

Nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) em 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital da França, em 15 de novembro de 1917. É considerado um dos fundadores da mesma empresa. com Max Weber, com Max Weber. sociologia moderna. Ele vivia em uma família muito religiosa, pois seu pai era rabino. Porém, não seguiu a trajetória familiar, optando por viver de forma independente. Desde cedo se opôs ao ensino religioso e defendeu o método científico como forma de ampliar o conhecimento. Na maior parte de suas obras, ele quer mostrar que objetos religiosos emergem de eventos sociais.

Aos 21 anos, Durkheim foi estudar no Teachers' College (École Normale Supérieure) e passou a se dedicar à intelectualidade. Formou-se em Filosofia em 1882. Cinco anos depois de formado, foi trabalhar na Universidade de Bordeaux como professor de educação e ciências sociais. Durante este tempo, ele começou a estudar Sociologia.

Função principal:

- Classificação do trabalho social (1893)

- Leis do método sociológico (1895)

Suicídio (1897)

- Educação Ética (1902)

- Primeiras formas de vida religiosa (1912)

- Estudos Sociológicos (1912)


Maximiliano Carl Emil Weber

Max Weber nasceu em Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864, Weber morreu em Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.

Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna. Seus estudos mais importantes são nas ciências sociais, religião, política, administração pública (governo) e economia.

Resultados principais

- Estudos nas áreas de economia, política, sociedade, religião e administração pública.

- Negociadores alemães do Tratado de Versalhes.

- Assessorou o comitê de redação da Constituição de Weimar.

função principal

- A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1903)

- Estudos Sociológicos e Religiosos (1921)

- Pesquisa sobre metodologia (1922)

- A política como uma chamada

As frases

- "Direito, antes de mais nada para gerir a vida cotidiana".

- "O possível não será alcançado se o possível não for tentado."

Karl Heinrich Marx

Criador de uma sociedade com distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e reformador social alemão Karl Heinrich Marx, nascido em 5 de maio de 1818, estudou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e como professor. dos seguidores de Hegel.

GILBERTO FREYRE

GILBERTO DE MELLO FREYRE nasceu no Recife em 15 de março de 1900. Na capital, Pernambuco, cursou o ensino fundamental e médio, além de estudar francês, desenho e latim. Nos Estados Unidos, formou-se em Artes Liberais pela Baylor University e fez mestrado pela Columbia University. O patriarcado rural e o paternalismo feudal determinam a face da realidade.

Além de aprender quem são os brasileiros e os brasileiros, o corpo de sua obra, com escala e variedade, mostra o mundo, a vida, os objetos, os animais, as realidades cotidianas, as casas, a moda. Foi pioneiro de profundos e importantes estudos no Nordeste e nos Trópicos, e tem particular interesse pelo homem encontrado nestas partes do país, levando em consideração todas as condições daquele local e verificando os resultados obtidos.

Embora sua obra seja extensa, é importante citar livros como Casa Grande & Senzala, Sobrados e Mucambos, Ordem e Progresso, Nordeste, Sociologia, Novo Mundo nos trópicos, Aventura e Rotina, Além do Moderno, Tempo Morto. e outras vezes, Açúcar, entre outros.

É um escritor brasileiro que recebeu as maiores homenagens, os maiores reconhecimentos de universidades e instituições do Brasil e do exterior. Ele recebeu honras de doutorado honorário das Universidades de Columbia, Baylor, Oxford, Sorbonne, Munique, Salamanca e honras dos Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Portugal e Espanha, entre outros. Ele foi premiado com o título de "Sir" Cavaleiro do Império Britânico, pela Rainha Elizabeth II da Inglaterra; recebeu o Prêmio Internacional La Madoninna e o Prêmio Aspen pelo valor original, excepcional e eterno de sua obra. Segundo o comunicado, foi eleito Membro Titular da Academia Pernambucana de Letras, ocupando a cadeira de número 23.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo