[RESENHA #514] Técnicas da Comunicação Escrita, de Izidoro Blikstein


Quais são os segredos para escrever bem? Basta ter as regras gramaticais na ponta da língua? É suficiente ser craque em ortografia? É isso e muito mais. Neste livro, o professor Izidoro Blikstein – um dos maiores especialistas em comunicação do país – desvenda os mistérios do escrever bem para todos aqueles que sentem calafrios só de pensar que precisam redigir desde um simples e-mail até um relatório complexo.Em linguagem leve, com exemplos didáticos, o autor mostra que redigir um bom texto, qualquer que seja, não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas é preciso atenção e esforço, pois escrever bem significa comunicar-se com eficiência. E uma boa comunicação é essencial para o progresso no mundo corporativo.

No livro Técnicas de Comunicação Escrita, o professor Izidoro Blikstein fala sobre a importância de uma boa redação.

No primeiro capítulo, intitulado "Quem escreve mal... Perdeu o trem!", conta a história de um chefe que às pressas mandou a mensagem errada para a secretária, acabando por perder um momento importante e até mesmo o trem. é ele.

No segundo capítulo, intitulado "Segredos da Comunicação Escrita", o autor mostra onde os gerentes erram ao fazer anotações, dá dicas para uma boa redação e fala sobre a importância do que é importante. Izidoro também fala sobre o tripé da comunicação escrita, onde aponta três erros dos maus escritores e três segredos dos bons escritores.

  1. compartilhe no telegram

No terceiro capítulo, “A estrutura e função da comunicação”, o autor fala sobre as três partes importantes da comunicação, ou seja, o remetente, o destinatário e a mensagem. Quando escrevemos uma mensagem, não estamos escrevendo apenas para nós mesmos, mas também para o destinatário, então temos que pensar no que essa pessoa vai entender, nesse caso, precisamos saber as informações da pessoa que vai ler a mensagem. . .

No quarto capítulo, apresentamos “Discípulo Atrai Leitores”, o autor conta a história de outro gestor, então dá os ganchos que o redator da mensagem deve usar. Primeiro, Izidoro explica como “suavizar” a mensagem, mostrando que se você usar poucas palavras e de fácil compreensão, você irá engajar mais facilmente seus leitores e eles entenderão melhor o seu texto. Outro gancho fácil é usar imagens ou ilustrações para o que está escrito no texto, como o próprio autor disse "uma imagem vale mais que mil palavras". E o último gancho, se você mexer ou assustar o leitor de alguma forma, ele prestará mais atenção ao texto.

"A Fórmula para uma Comunicação Escrita Eficaz" é o título do quinto capítulo, no qual ele sintetiza tudo o que foi dito no livro e oferece sugestões para escrevê-lo bem.

Por fim, no sexto capítulo, Vocabulário Básico, Izidoro traz algumas das palavras utilizadas no livro e seus significados, o que é bom porque o significado pode variar de pessoa para pessoa. Livro muito bom, muito indicado para quem realmente quer escrever bem.

Técnicas da Comunicação Escrita, de Izidoro Blikstein, é uma obra preciosa para quem quer se aprofundar na área de comunicação escrita. O livro aborda os principais temas relacionados ao assunto, como elaboração de textos, redação, uso da linguagem e formatação.

O autor começa explicando o processo de produção textual, abordando desde a escolha dos temas até a estruturação do conteúdo. Ele também ensina o uso adequado da linguagem, com dicas sobre o emprego de palavras, frases e parágrafos para criar um texto coerente.

Além disso, Izidoro Blikstein dá conselhos sobre a formatação do texto, como a colocação de títulos, subtítulos, parágrafos e margens. O autor explica ainda o uso de recursos de formatação, como letras em negrito, itálico e sublinhado.

O livro ainda aborda temas como ortografia, estilo de redação e argumentação. As explicações são detalhadas e bem fundamentadas, com exemplos práticos.

Em suma, Técnicas da Comunicação Escrita é uma obra essencial para quem deseja aprimorar seus conhecimentos em comunicação escrita. O autor apresenta os principais temas do assunto de maneira didática e bem explicativa, permitindo que leitor absorva todo o conteúdo de maneira rápida e fácil. Uma leitura obrigatória para quem deseja se destacar no mundo da comunicação.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo