[RESENHA #523] Amigos, Amores e aquela coisa terrível, de Matthew Perry

PERRY, Matthew. Rio de Janeiro: Amigos, amores e aquela coisa terrível, ed BestSeller, 2023, 289p

Amigos, amores e aquela coisa terrível é um livro autobiográfico do astro de friends, Matthew Perry. O livro é uma narrativa sincera da vida de Perry enquanto homem e astro, trazendo relatos surpreendentes do autor durante uma fase difícil em sua vida: o abuso de álcool e drogas, o que justifica o e aquela coisa terrível [vício, dependência] presente no titulo. A narrativa é objetiva, sincera e crua, fornecendo ao leitor uma viagem no tempo na vida de Perry, percorrendo por sua ascensão em friends à seus medos e angustias, os momentos nos set de filmagens e toda sua luta contra o alcoolismo. 

O prefácio da obra foi assinado pro Lisa Kudrow, a Phoebe, também do seriado friends. Lisa nos conta sobre como era frequentemente rechaçada com perguntas sobre o astro: Como anda Matthew Perry? A atriz revela que as questões acerca do astro eram demasiadamente delicadas para serem compartilhadas como a impressa que cada vez a pressionava a fazer, e na impossibilidade de esclarecer com clareza a dúvida dos fãs e da imprensa, Lisa, se contentava em apenas responder acho que está bem.

Isso evitava comentários, e talvez pudesse ajudá-lo, a ter um pouquinho de privacidade enquanto tentava lidar com a sua doença. Mas, a verdade era que eu não sabia muito bem como andava o Matthew [...] grifos meus. (p.11)

Talvez o principal ponto desta narrativa da vida de Perry é sua real confissão de que o vício e uso e abuso de substâncias podem causar um mal à vida, saúde e sanidade de qualquer pessoa. Os relatos são obscuros, há pequenas pausas com anedotas e piadas de humor negro dentre a narrativa, mas nada que divirta, talvez, pensa-se, que, seja uma válvula adotada pelo autor para frear um pouco da escuridão enfrentado pelo mesmo em sua vida

o mais interessante em tudo isso é acompanhar a vida de Matthew Perry durante seus anos na tevê, e agora, em suas próprias palavras em uma narrativa triste e voraz de sua vida e escolhas. 

Devemos aplaudir Perry por trazer um assunto tão delicado à tona, fomentando assim, uma discussão saudável acerca do tópico, e nos fazendo enxergar o mundo a nossa volta e todas as pessoas que, de certa forma, vivem algum tipo de vicio e precisam se libertar. 

A obra possui fotos e relatos profundos e comoventes, o autor assegurou-se de estar o mais próximo possível do leitor por meio da sinceridade das narrativas, a clareza e luz sobre os acontecimentos, e sobretudo, o uso de recursos de transição entre passado e presente a todo momento, transitando entre narrativas de sua família, relacionamentos, uso e abuso de drogas e outras substâncias, à vida como Chandler Big, os medos e inseguranças e todo processo de libertação e cura de sua doença.

O único adendo da obra é que o autor percorre por passado e presente de maneira leviana, você se perde durante a narrativa e precisa reler ou se atentar no capítulo ou página em que se está, algumas vezes ele bate o martelo em pontos já mencionados em capítulos ou citações passadas, nota-se também que o autor ainda está trabalhando sua capacidade de falar de si mesmo, talvez por todo trauma e história acerca de sua vida. O que muitos não sabem é que este não é o primeiro livro do autor, Perry também escreveu um ensaio sobre cavalaria, que em português ficaria algo como um soldado profissional: história da cavalaria, com excelentes críticas na web, o que me fez delirar na ideia de que alguém possa ser tão talentoso e bom com as palavras a ponto de transitar tão bem entre narrativas tão distintas.

Se você está realmente interessado em se emocionar por duas horas e meia (sim, lie m duas horinhas, incrível, né?), este livro é para você. E engana-se quem acha que é necessário ser fã da série para se emocionar, você só precisa estar pronto e afim de se deixar levar pela narrativa do autor, que, com certeza fará você se apaixonar e chorar ao mesmo tempo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo