Os livros mais importantes e influentes do Chile


A literatura chilena é uma das mais ricas e diversificadas da América Latina. Com uma história que remonta ao século XVI, a literatura chilena tem produzido obras de grande valor literário, cultural e histórico.

As inspirações literárias do Chile são diversas e incluem elementos da própria cultura chilena, bem como influências de outras culturas.

Inspirações da cultura chilena

A cultura chilena é uma fonte de inspiração constante para a literatura chilena. Os temas mais comuns da literatura chilena são a história do Chile, a natureza, a vida rural e as relações humanas.

Alguns exemplos de inspirações da cultura chilena na literatura chilena incluem:

A história do Chile: A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende, é um romance histórico que narra a história do Chile do século XIX ao XX.

A natureza: O Último Canto da Terra, de Pablo Neruda, é um poema que celebra a beleza da natureza chilena.

A vida rural: Cuentos de la Tierra de Adentro, de Baldomero Lillo, é uma coleção de contos que retratam a vida rural chilena.

As relações humanas: Los Detectives Salvajes, de Roberto Bolaño, é um romance que explora as relações humanas no Chile contemporâneo.

Influências de outras culturas

A literatura chilena também foi influenciada por outras culturas, como a espanhola, a francesa e a anglo-saxônica.

Alguns exemplos de influências de outras culturas na literatura chilena incluem:

A cultura espanhola: A literatura espanhola foi uma das principais influências na literatura chilena, especialmente durante o período colonial.

A cultura francesa: O Romantismo francês foi uma importante influência na literatura chilena do século XIX.

A cultura anglo-saxônica: O Realismo norte-americano foi uma importante influência na literatura chilena do século XX.

Principais autores e obras

A literatura chilena tem uma longa e rica história, com muitos autores e obras importantes.

Alguns dos principais autores chilenos são:

Pablo Neruda (1904-1973), poeta, autor de obras como Veinte poemas de amor y una canción desesperada e Cien sonetos de amor.

Gabriela Mistral (1889-1957), poetisa, autora de obras como Sonetos de la Muerte e Desolación.

Isabel Allende (1942-), romancista, autora de obras como A Casa dos Espíritos e O Jardim do Eden.

Roberto Bolaño (1953-2003), romancista, autor de obras como Los Detectives Salvajes e 2666.

Baldomero Lillo (1867-1923), escritor, autor de obras como Cuentos de la Tierra de Adentro e Sub Terra.

Alguns dos principais obras da literatura chilena são:

Veinte poemas de amor y una canción desesperada, de Pablo Neruda

Cien sonetos de amor, de Pablo Neruda

Sonetos de la Muerte, de Gabriela Mistral

Desolación, de Gabriela Mistral

A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende

Los Detectives Salvajes, de Roberto Bolaño

2666, de Roberto Bolaño

Cuentos de la Tierra de Adentro, de Baldomero Lillo

Sub Terra, de Baldomero Lillo

A literatura chilena é um patrimônio cultural de grande valor, que continua a ser apreciado por leitores de todo o mundo.

Título originalTítulo do BrasilSinopse
La Araucana (1569)A AraucanaÉ um poema épico escrito por Alonso de Ercilla y Zúñiga, que narra a guerra entre os espanhóis e os mapuches no Chile do século XVI.
Martín Rivas (1862)Martín RivasÉ um romance romântico escrito por Alberto Blest Gana, que narra a história de amor entre um jovem de família rica e uma jovem de família pobre no Chile do século XIX.
Sub Terra (1904)SubterrâneoÉ um romance naturalista escrito por Baldomero Lillo, que narra a vida dos mineiros de carvão no Chile do século XIX.
Tres novelitas burguesas (1920)Três novelas burguesasÉ um conjunto de três novelas escritas por Marta Brunet, que exploram a vida das mulheres no Chile do início do século XX.
El surrealismo en Chile (1931)Surrealismo no ChileÉ um ensaio escrito por Vicente Huidobro, que apresenta o movimento surrealista ao público chileno.
La ciudad ausente (1962)A cidade ausenteÉ um romance experimental escrito por Juan Emar, que explora a natureza da memória e do tempo.
El obsceno pájaro de la noche (1970)O obsceno pássaro da noiteÉ um romance surrealista escrito por José Donoso, que narra a história de uma família chilena em decadência.
El cartero de Neruda (1982)O carteiro de NerudaÉ um romance biográfico escrito por Antonio Skármeta, que narra a história de um jovem carteiro que se torna amigo do poeta Pablo Neruda.
La casa de los espíritus (1982)A casa dos espíritosÉ um romance histórico escrito por Isabel Allende, que narra a história de uma família chilena ao longo de três gerações.
El jardín de al lado (1981)O jardim ao ladoÉ um romance escrito por José Donoso, que narra a história de um grupo de amigos que se reúnem para celebrar a vida de um amigo que morreu.
El lugar sin límites (1966)O lugar sem limitesÉ um romance escrito por José Donoso, que narra a história de um bordel em um pequeno vilarejo chileno.
Papá o Mamá (1971)Papa ou MamãeÉ um romance escrito por Marcela Paz, que narra a história de dois irmãos que trocam de papéis para ver como é ser o outro.
La historia de un amor turbio (1935)A história de um amor turvoÉ um romance escrito por María Luisa Bombal, que narra a história de um amor proibido entre uma jovem chilena e um homem mais velho.
La viuda de Montiel (1952)A viúva de MontielÉ um romance escrito por Francisco Coloane, que narra a história de uma mulher que luta para sobreviver em um remoto vilarejo chileno.
La pasión de la tierra (1959)A paixão da terraÉ um romance escrito por Manuel Rojas, que narra a história de um homem que viaja pelo Chile em busca de seu lugar no mundo.
Los detectives salvajes (1998)Os detetives selvagensÉ um romance escrito por Roberto Bolaño, que narra a história de um grupo de jovens poetas que viajam pelo Chile em busca de um poeta desaparecido.
2666 (2004)2666É um romance épico escrito por Roberto Bolaño, que narra a história de um grupo de escritores que investigam uma série de assassinatos de mulheres em uma cidade do norte do Chile.
La muerte de Artemio Cruz (1962)A morte de Artemio CruzÉ um romance escrito por Carlos Fuentes, que narra a história de um homem rico e poderoso que reflete sobre sua vida no leito de morte.
La región más transparente (1958)A região mais transparenteÉ um romance escrito por Carlos Fuentes, que narra a história de uma família mexicana ao


Título originalTítulo do BrasilSinopse
La muerte de Artemio Cruz (1962)A morte de Artemio CruzÉ um romance escrito por Carlos Fuentes, que narra a história de um homem rico e poderoso que reflete sobre sua vida no leito de morte.
La región más transparente (1958)A região mais transparenteÉ um romance escrito por Carlos Fuentes, que narra a história de uma família mexicana ao longo de três gerações.
Pedro Páramo (1955)Pedro PáramoÉ um romance escrito por Juan Rulfo, que narra a história de um homem que viaja para sua cidade natal em busca de seu pai, mas descobre que a cidade está deserta.
Cien años de soledad (1967)Cem anos de solidãoÉ um romance escrito por Gabriel García Márquez, que narra a história da família Buendía em um pequeno vilarejo da Colômbia.
El amor en los tiempos del cólera (1985)O amor nos tempos do cóleraÉ um romance escrito por Gabriel García Márquez, que narra a história de um amor proibido que dura 50 anos.
La ciudad y los perros (1963)A cidade e os cachorrosÉ um romance escrito por Mario Vargas Llosa, que narra a história de um grupo de adolescentes que vivem em um colégio militar no Peru.
La fiesta del chivo (2000)A festa do bodeÉ um romance histórico escrito por Mario Vargas Llosa, que narra a história da ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana.
El coronel no tiene quien le escriba (1961)O coronel não tem quem lhe escrevaÉ um romance escrito por Gabriel García Márquez, que narra a história de um coronel que aguarda uma carta que nunca chega.
El otoño del patriarca (1975)O outono do patriarcaÉ um romance escrito por Gabriel García Márquez, que narra a história de um ditador que governa um país imaginário.

Outros livros importantes

  • El Señor Presidente (1946), de Miguel Ángel Asturias (Guatemala)
  • La vorágine (1924), de José Eustasio Rivera (Colômbia)
  • El reino de este mundo (1949), de Alejo Carpentier (Cuba)
  • Cantos de vida y esperanza (1905), de Rubén Darío (Nicarágua)
  • La invención de Morel (1940), de Adolfo Bioy Casares (Argentina)
  • Rayuela (1963), de Julio Cortázar (Argentina)
  • Yo, el Supremo (1974), de Augusto Roa Bastos (Paraguai)
  • La muerte de Artemio Cruz (1962), de Carlos Fuentes (México)

Essa lista é baseada em critérios como relevância histórica, impacto cultural e qualidade literária. Os livros foram escolhidos por especialistas em literatura latino-americana.

É importante ressaltar que a literatura chilena é rica e diversificada, e existem muitos outros livros que poderiam ser incluídos nesta lista.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo