[RESENHA #689] O rei: a vida de Charles III, de Christopher Andersen

APRESENTAÇÃO

O rei: A vida de Charles III vai além da imagem superficial do príncipe e traz um retrato completo e potente do monarca mais velho a ascender ao trono britânico. Nesta biografia detalhada, o jornalista Christopher Andersen revela detalhes da personalidade de uma das figuras mais enigmáticas e complexas dos tempos atuais.

A monarquia britânica sempre atraiu olhares do público em todo o mundo. Apesar de estampar as primeiras páginas de jornais e revistas e de ser um dos nomes mais mencionados durante o século XX pela mídia mundial, Charles, o então príncipe de Gales, parecia uma incógnita para o grande público. Até agora.

Tendo como base entrevistas com familiares, amigos e pessoas próximas à família real, O rei narra a trajetória de Charles. Nessa leitura é possível acompanhar o complexo relacionamento de Charles com os pais, sua infância solitária em colégios internos, a juventude na universidade e a carreira militar. O rei aborda ainda a vida amorosa e pessoal de Charles, como o celebrado – e posteriormente conturbado – casamento com a princesa Diana, os casos extraconjugais – o mais longo e conhecido do público sendo o relacionamento com Camilla Parker Bowles, que viria a se casar com Charles em 2005 e se tornar rainha em 2023.

RESENHA

O Rei é um retrato generoso da vida do rei Carlos III. Numa vida agitada, o autor desvenda todos os nós que deram ao rei a posição de mais odiado da monarquia. Desde o nascimento de Carlos, ele estava pronto para se tornar rei, porém, esperou mais de setenta anos pelo reinado da Rainha Elizabeth II. ele considerou o mais longo da história, alcançando incríveis sete décadas de governo. Charles teve um relacionamento difícil com Diana, com quem se casou sob coação, o relacionamento deles foi acusado diversas vezes de fantasia e encobrimento, e foi apontado em diversas ocasiões como tendo causado a morte da princesa Diana. Sua ascensão ao trono e seu casamento com Camilla, rainha consorte de outros 14 reinos além de Windsor, trouxeram-no de volta aos holofotes, já que Carlos sempre permaneceu extremamente anônimo e pouco conhecido. Esta obra é o primeiro retrato documentado da vida de um atual monarca do Reino Unido feito pelo brilhante Christopher Andersen.

Depois de esperar décadas para assumir o trono, Charles promete ser o rei ativista em um momento de grandes mudanças no Reino Unido. Ele espera livrar a monarquia de “um símbolo duradouro, mas politicamente desdentado, de grandeza imperial e unidade nacional”. para alguém relevante, politicamente engajado e até “dissidente”. Para alcançar tal prestígio, o rei pretende focar-se nas questões climáticas e de conservação, mas o seu discurso, ligado à sua vida controversa, tem dado lugar às nuances problemáticas das questões políticas relacionadas com a família e o trono.

Esta biografia ricamente detalhada cobre tudo, desde seu treinamento militar até seu casamento com Lady Diana, até sua separação e morte trágica até seu casamento com Camilla Parker Bowles. Ao fazê-lo, ele proporciona uma visão equilibrada, mas completamente honesta, da vida do novo monarca. Este livro lhe dirá que tipo de rei - um homem que permaneceu um mistério, envolto em especulações e intrigas - ele realmente é. O Rei é a primeira biografia de Carlos desde que ele se tornou monarca e serve como crônica oficial de sua vida.

Esta é uma descrição generosa do autor em relação ao Rei de Gales. Sua polêmica vida é abordada de forma menos agressiva pelo biógrafo, que, numa série gentil de quem inicia seu reinado, tenta expiar ou mitigar os efeitos da vida do monarca de forma insondável.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo