As piores guerras que o mundo já enfrentou

Imagem: BBC

A história da humanidade é marcada por guerras, conflitos e disputas territoriais. Ao longo dos séculos, foram travadas inúmeras batalhas que deixaram um rastro de destruição e morte.

1. Segunda Guerra Mundial

Foto: Toda Matéria

Período: 1939-1945

Histórico: A Segunda Guerra Mundial foi um conflito global que envolveu a maioria das nações do mundo. O conflito foi iniciado pela Alemanha Nazista, que invadiu a Polônia em 1939. A guerra se espalhou rapidamente para a Europa, Ásia e África, envolvendo as principais potências mundiais.

Motivações: A Segunda Guerra Mundial foi motivada por uma série de fatores, incluindo o expansionismo alemão, o revanchismo francês, o militarismo japonês e o antagonismo entre as democracias e o totalitarismo.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Segunda Guerra Mundial tenha causado a morte de cerca de 60 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.


2. Guerra do Vietnã

Foto: Guerra do Vietnã

Período: 1954-1975

Histórico: A Guerra do Vietnã foi um conflito entre o Vietnã do Norte comunista e o Vietnã do Sul capitalista. O conflito foi apoiado pelos Estados Unidos, que enviaram tropas para ajudar o Vietnã do Sul a repelir a invasão do Norte.

Motivações: A Guerra do Vietnã foi motivada pela Guerra Fria, com o Vietnã do Norte representando o comunismo e o Vietnã do Sul representando o capitalismo.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Guerra do Vietnã tenha causado a morte de cerca de 2 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.


3. Guerra Civil Chinesa

Foto: National Geographic

Período: 1927-1950

Histórico: A Guerra Civil Chinesa foi um conflito entre o Kuomintang (KMT), um partido nacionalista, e o Partido Comunista da China (PCC). O conflito resultou na vitória do PCC e na formação da República Popular da China.

Motivações: A Guerra Civil Chinesa foi motivada por diferenças ideológicas entre o KMT e o PCC, com o KMT representando o capitalismo e o PCC representando o comunismo.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Guerra Civil Chinesa tenha causado a morte de cerca de 20 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.


4. Primeira Guerra Mundial

Foto: PrePara ENEM

Período: 1914-1918

Histórico: A Primeira Guerra Mundial foi um conflito global que envolveu as principais potências europeias. O conflito foi iniciado pelo assassinato do arquiduque Franz Ferdinand da Áustria-Hungria, que desencadeou uma série de alianças militares que levaram à guerra.

Motivações: A Primeira Guerra Mundial foi motivada por uma série de fatores, incluindo o nacionalismo, o militarismo e o antagonismo entre as potências europeias.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Primeira Guerra Mundial tenha causado a morte de cerca de 16 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.


5. Guerra do Afeganistão

Foto: História do mundo

Período: 1979-2021

Histórico: A Guerra do Afeganistão foi um conflito que envolveu o Afeganistão e uma série de potências estrangeiras. O conflito foi iniciado pela invasão soviética do Afeganistão em 1979. A guerra terminou em 2021 com a retirada das tropas americanas e a tomada do poder pelos talibãs.

Motivações: A Guerra do Afeganistão foi motivada por uma série de fatores, incluindo a Guerra Fria, o fundamentalismo islâmico e o terrorismo.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Guerra do Afeganistão tenha causado a morte de cerca de 6 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.


6. Guerra Civil Americana

Foto: RTP Ensina

Período: 1861-1865

Histórico: A Guerra Civil Americana foi um conflito entre os Estados Unidos da América (EUA) e os Estados Confederados da América (CSA). O conflito foi iniciado pela secessão dos estados do sul dos EUA, que se recusaram a abolir a escravidão.

Motivações: A Guerra Civil Americana foi motivada pela questão da escravidão, com os estados do sul defendendo a manutenção da escravidão e os estados do norte defendendo a abolição.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Guerra Civil Americana tenha causado a morte de cerca de 620 mil pessoas, incluindo civis e militares.


7. Guerra do Peloponeso

Foto: História em cortes


Período: 431-404 a.C.

Histórico: A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta. O conflito foi iniciado por um conflito entre Atenas e Corinto, que se espalhou para o resto da Grécia.

Motivações: A Guerra do Peloponeso foi motivada por uma série de fatores, incluindo a rivalidade entre Atenas e Esparta, o expansionismo ateniense e o medo espartano do poder ateniense.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Guerra do Peloponeso tenha causado a morte de cerca de 250 mil pessoas, incluindo civis e militares.


8. Guerra dos Trinta Anos

Foto: Conhecimento Científico

Período: 1618-1648

Histórico: A Guerra dos Trinta Anos foi um conflito que envolveu a maioria das nações da Europa. O conflito foi iniciado por uma disputa religiosa entre católicos e protestantes.

Motivações: A Guerra dos Trinta Anos foi motivada por uma série de fatores, incluindo a Reforma Protestante, a Questão Católica e o conflito entre as potências europeias.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Guerra dos Trinta Anos tenha causado a morte de cerca de 8 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.


9. Guerra dos Ópios

Foto: Superinteressante

Período: 1839-1842

Histórico: A Guerra dos Ópios foi um conflito entre a China e a Grã-Bretanha. O conflito foi iniciado pela proibição da importação de ópio na China, que foi ignorada pela Grã-Bretanha.

Motivações: A Guerra dos Ópios foi motivada pela busca da Grã-Bretanha por novos mercados para seus produtos, incluindo o ópio.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Guerra dos Ópios tenha causado a morte de cerca de 20 mil pessoas, incluindo civis e militares.


10. Guerra de Sucessão Espanhola

Foto: WikiWand

Período: 1701-1714

Histórico: A Guerra de Sucessão Espanhola foi um conflito que envolveu a maioria das nações da Europa. O conflito foi iniciado pela morte do rei Carlos II da Espanha, que não deixou herdeiros.

Motivações: A Guerra de Sucessão Espanhola foi motivada pela disputa pelo controle da Espanha, que era uma potência mundial.

Quantidade de mortos: Estima-se que a Guerra de Sucessão Espanhola tenha causado a morte de cerca de 1 milhão de pessoas, incluindo civis e militares.


Outras guerras que podem ser consideradas entre as piores da história:

Guerra de Genghis Khan (século XIII): Estima-se que tenha causado a morte de cerca de 40 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.

Guerras na África do século XX: Estima-se que tenham causado a morte de cerca de 20 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.

Guerra Fria (1947-1991): Estima-se que tenha causado a morte de cerca de 2 milhões de pessoas, incluindo civis e militares.

Guerras do Iraque (1990-2011): Estima-se que tenham causado a morte de cerca de 1 milhão de pessoas, incluindo civis e militares.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo