Ditadura militar no Brasil: um período de tensão e repressão (1964-1985)

Foto: Sindical


A ditadura militar no Brasil foi um período de 21 anos, de 1964 a 1985, em que o país foi governado por uma junta militar. O período foi marcado por uma forte repressão política, que resultou na prisão, tortura e assassinato de milhares de opositores.


Contextualização histórica

A ditadura militar no Brasil ocorreu no contexto da Guerra Fria, um período de tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética. No Brasil, o governo do presidente João Goulart (1961-1964) era considerado de esquerda e estava sob pressão dos Estados Unidos, que temiam que ele se aproximasse da União Soviética.


Tensão política

O governo Goulart enfrentava uma forte oposição da direita, que era representada por setores da elite econômica, da Igreja Católica e das Forças Armadas. A oposição acusava Goulart de ser um comunista e de estar preparando uma revolução socialista.


Envolvidos

Os principais envolvidos na ditadura militar foram os militares, que organizaram o golpe de 1964 e assumiram o controle do país. Os militares também foram responsáveis pela repressão política e pelo controle da sociedade.


Desenrolar

O golpe de 1964 derrubou o governo Goulart e instalou uma junta militar no poder. A junta militar implantou um regime autoritário, que foi caracterizado pela supressão dos direitos políticos, pela perseguição aos opositores e pela censura à imprensa.

A repressão política foi uma das principais características da ditadura militar. Milhares de pessoas foram presas, torturadas e assassinadas por motivos políticos. A ditadura também controlava a sociedade, através da censura à imprensa e da proibição de manifestações políticas.

A ditadura militar terminou em 1985, com a eleição de Tancredo Neves para a presidência. Neves morreu antes de assumir o cargo, e seu vice, José Sarney, assumiu a presidência.


Legado

A ditadura militar deixou um legado de tensão e repressão na sociedade brasileira. O período foi marcado por violações dos direitos humanos e pela censura à liberdade de expressão. O legado da ditadura militar ainda é tema de debate na sociedade brasileira.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo