Como escreve: Elizabete Ferreira, autora de ❛minha avó é uma bruxa... e das boas!❜


Hoje nosso papo é com a autora Elizabete Ferreira, autora do livro ❛minha avó é uma bruxa... e das boas!❜, publicado pela pingo de letra, selo infantil da editora scortecci. Ela nos conta com detalhes sobre os processos da criação de esboço e finalização de um livro infantil.


Nesta matéria, iremos explorar os fascinantes processos de escrita da renomada autora Elizabete Ferreira, que encanta leitores de todas as idades com suas histórias intrigantes e cheias de magia. Conhecida principalmente pelo seu sucesso "Minha Vó é uma Bruxa...e das Boas!", Elizabete nos revelará os bastidores de sua criatividade, inspirações e técnicas utilizadas para construir personagens tão cativantes e tramas envolventes. Prepare-se para desvendar os segredos literários de uma autora talentosa que transporta seus leitores para um mundo mágico cheio de surpresas e aventuras.


Qual é a sua inspiração para escrever livros infantis?

R:  Minha inspiração é a própria vida e tudo que nela contém, ao observá-la encontro sempre inspiração para criar.


Como você escolhe os temas e personagens para seus livros?

R: Escolho os temas com foco nas relações de famílias, meio ambiente e a natureza, os personagens estão sempre relacionados com isto.

 

Qual é a importância da literatura infantil no desenvolvimento das crianças?

R: A literatura infantil no desenvolvimento das crianças é um fator auxiliar na educação e no aprendizado das mesmas, porque através de histórias, contos, fabulas… é possível orientar, educar, auxiliar e falar sobre temas como:  Morte, nascimento, “ falhas”, tristezas, felicidades, ganhos e perdas que fazem parte da vida.


Como você aborda questões educativas ou morais em suas histórias sem ser didático?

 R:  Para mim o jeito mais simples e alegres são as formas mais fáceis de chegar até as crianças. Porém tento ser assertiva, porque as crianças são muito exigentes e curiosas. 


Qual é o seu processo criativo ao escrever para o público infantil?

Como contadora de histórias com mais de 20 anos de experiência possuo uma imaginação muito fértil. Cresci em um ambiente de muita polaridade onde os acontecimentos iam de um extremo a outro com muita facilidade, porém entre um extremo e outro ouvia muitas histórias, fabulas e contos.


Como as ilustrações para a narrativa em seus livros?

 As ilustrações geralmente surgem de uma união entre autora e editora, vamos conversando e vamos chegando ao personagem que está idealizado no plano mental. ( na minha mente) Com exceção o livro “Minha avó é uma Bruxa” … E das boas! Este foram dois dos meus seis filhos que ilustraram.


De que forma você acredita que a leitura pode impactar a vida das crianças?

Penso que pais, orientadores, educadores, etc…devem escolher com cuidado a literatura para crianças. Ler apara si antes de ler para crianças, ou antes de entregar para que as crianças leiam, porque toda literatura, qualquer uma, pode ser impactante.


Como lidar com a diversidade e a representatividade em livros infantil?

Estamos vivendo uma época muito importante para a humanidade, onde as informações estão muito acessíveis e de forma muito rápida, as crianças do século XXl possuem necessidades diferentes das crianças do século XX e isto é um fato. Partindo deste princípio, quanto mais diversidade e representatividade melhor.


Qual é a mensagem que você espera que as crianças recebam de seus livros?

Que elas possam encontrar soluções para adversidades da vida, que  acreditem que é possível ser feliz como criança e também como adulto.

 

Como os pais e educadores podem promover o hábito da leitura nas crianças?

R:  contando-lhes histórias, lendo. Ler para uma criança é plantar a sementinha da leitora ou leitor do futuro, o exemplo é tudo.


Quais são os desafios de escrever para um público em fase de desenvolvimento?

R: Realmente é desafiante, porém gratificante, quando amamos o que fazemos e buscamos sempre melhorar nosso trabalho, vamos superando os desafios. Gosto muito de perguntar: O que essa história tem para mim? Após a resposta  percebo se a posso transmitir ou guardá-la para outra ocasião.


Como você lida com a responsabilidade de influenciar a imaginação e a formação das crianças por meio de seus livros?

   R:  Me sinto grata por influenciar de forma positiva a imaginação das crianças através da literatura, de alguma forma participar do desenvolvimento delas, quando uma criança ler meus livros e diz que também quer ser escritora ou escritor, meu coração se alegra.

          

Qual é a importância do humor e da fantasia na literatura infantil?

R:  Muito boa sua pergunta. Esses dois ingredientes não podem faltar na literatura infantil, porque o humor faz parte das histórias infantis assim como a farinha na preparação de bolos, e a fantasia é como se fosse a cereja do bolo de história.


Como você vê o futuro da literatura infantil, considerando o avanço da tecnologia e das telas?

R:  Penso que o futuro sempre depende do presente, cuidar do presente é se preparar para o futuro, algumas coisas sempre farão parte das nossas vidas, por mais avanços que a tecnologia possa ter. Acredito que sempre existirão pessoas  que não dispensarão a maravilhosa sensação de  tocar em um  livro físico.


Quais  conselhos daria para quem deseja escrever para crianças?

R: O conselho é : Para escrever para crianças é necessário se por na altura delas, observar o mundo como se   criança  fosse e a partir dai iniciar sua escrita, com a pratica vais ver que és capaz.

( Hide )
  1. Adorei essa entrevista! Tão clara e objetiva, da vontade de continuar lendo mais, parabéns pela ótima entrevista, parabéns a escritora

    ResponderExcluir
  2. Muito assertiva a entrevista. Clarividência e saber para quem escreve é fundamental. Os assuntos da história é um pormenor, saber como conta-la é essencial. Resumindo em um ponto, direi que a entrevista é breve, mas clara e objectiva.

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista, belo trabalho escrevendo para o público infantil.

    ResponderExcluir
  4. Excelente autora,seus livros são sensacionais...super recomendo

    ResponderExcluir

© all rights reserved
made with by templateszoo