[RESENHA #1011] Pensamento criativo: colocando a imaginação para trabalhar, de Michael Michalko

Foto: Arte gráfica


APRESENTAÇÃO

O especialista em criatividade e autor best-seller Michael Michalko mostra que — em todos os campos de atuação, nos negócios, assim como na ciência e no governo, nas artes e até mesmo na vida cotidiana —, a criatividade natural é limitada pelos preconceitos da lógica e pelas estruturas de categorias e conceitos aceitos.

Com exercícios detalhados, estratégias ilustradas e exemplos inspiradores do mundo real, Pensamento criativo ensina os leitores a liberar o pensamento e literalmente expandir a imaginação, aprendendo a sintetizar assuntos diferentes, a pensar paradoxalmente e a contar com a ajuda da mente subconsciente. Ele ainda revela atitudes e abordagens que diversos gênios têm em comum e que qualquer pessoa pode copiar.

Fascinantes e divertidas, as estratégias de Michalko facilitam o tipo de pensamento súbito que muda a vida para melhor.




Foto: Arte gráfica


RESENHA

Michael Michalko é um dos especialistas em criatividade mais aclamados do mundo. Como oficial do Exército dos EUA, Michael organizou uma equipa de especialistas em inteligência da OTAN e académicos internacionais em Frankfurt, Alemanha, para pesquisar, recolher e categorizar todos os métodos conhecidos de pensamento inventivo. A sua equipa aplicou os métodos a vários problemas militares, políticos e sociais da OTAN e produziu uma variedade de ideias inovadoras e soluções criativas para problemas novos e antigos. Mais tarde, Michael aplicou essas técnicas de pensamento criativo a problemas do mundo corporativo com sucesso notável. As empresas com as quais trabalhou ficaram entusiasmadas com os resultados inovadores alcançados e, desde então, Michael tem trabalhado no desenvolvimento e ensino de workshops e seminários de pensamento criativo para clientes corporativos em todo o mundo.

Foto: Arte gráfica

O livro colocando a imaginação para trabalhar, do autor Michael Michalko trata-se de uma exploração prática da criatividade e de suas aplicações, com o objetivo de estimular o potencial criativo inato em cada indivíduo. O autor Michalko argumenta que a educação tradicional suprime a originalidade ao limitar o pensamento dos alunos à repetição de informações do passado e às ideias de pensadores anteriores. Ele destaca que os verdadeiros "gênios" são aqueles capazes de fazer conexões entre diferentes assuntos para criar novas abordagens e conceitos. A técnica conhecida como "combinação conceitual" pode ser utilizada para estimular um pensamento espontâneo e criativo, o qual é essencial para a inovação tanto no mundo dos negócios quanto na vida em geral.

Cheio de atividades que estimulam a mente a pensar de maneiras diferentes, lidar com contradições e acessar o poder do subconsciente, o livro Pensamento Criativo pode ajudar os leitores a identificar onde sua criatividade está parada - e dar o impulso necessário para voltar a fluir. Michalko compartilha relatos de indivíduos que exploraram a imaginação de forma impactante para gerar ideias inovadoras e revolucionárias em diversos campos, como negócios, artes e inovação.

A primeira parte do livro explora a natureza e a importância do pensamento criativo, incentivando os leitores a desafiarem padrões previsíveis de pensamento e a se tornarem pensadores originais e solucionadores de problemas. Exemplos inspiradores, como o engenheiro elétrico James Crocker, o inventor do Hubble, e Louis Braille, criador do sistema de leitura para cegos, são apresentados como modelos. Da Vinci também é citado como mestre artista e inventor que utilizava elementos simples ao seu redor como fonte de inspiração.

A segunda parte discute as características do pensador criativo, destacando a importância da intenção, dos padrões de fala e do fingimento no processo de desenvolvimento da criatividade. Michalko desafia os leitores a identificarem e superarem obstáculos que possam estar limitando sua criatividade, encorajando-os a assumir riscos, a manter-se em movimento contínuo e a transformar desafios em oportunidades de inspiração.


Compre a obra no site da editora Hábito: https://www.editorahabito.com.br/shop/Pensamento-Criativo-p613304649

Nenhum comentário

Postar um comentário

© all rights reserved
made with by templateszoo